alinevleal

09 janeiro, 2007

Atividade_10 Relato Final 2


A leitura de Paulo Freire é muito provocativa e nos leva a pensar sobre a prática educativa. Segundo Freire, "Por isso é que, na formação permanente dos professores, o momento fundamental é o da reflexão crítica sobre a prática. É pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática." (Pedagogia da Autonomia, pg. 44). E lendo os comentários das colegas e refletindo, vejo que este curso-Pedagogia, é uma oportunidade que nós, professores estamos tendo para interagir e trocar nossas experiências, a fim de que possamos aplicar e adequar as nossas práticas diárias, buscando sempre a melhor forma para fazer com que nossos alunos obtenham sucesso no processo ensino e aprendizagem.
Gostei de ter participado desta wikistória foi muito bom, apesar de algumas complicações iniciais. Trocar idéias e experiências com os colegas é fascinante, é mais um ambiente no mundo das tecnologias, e uma novidade para mim, pois não conhecia o ambiente.
Mesmo com o pouco tempo que tive para explorar, pude perceber que as redes se formam e as idéias aparecem, é uma loucura de informações.
Fiz a minha apresentação pessoal, contribui com idéias na sala 2 e na sala de Educação Especial,pois trabalho com alunos especiais e sou apaixonadas por eles, aliás, especiais todos são, pois não vejo diferença alguma, afinal somos todos diferentes. Que bom!

Com as leituras e reflexões, vejo que na minha prática docente muitas das citações de Freire aparecem, pois procuro trabalhar com meus alunos respeitando e valorizando seus conhecimentos prévios e assim estabelecendo caminhos a serem trilhados, definindo os saberes a serem explorados, respeitando suas individualidades.
Como Freire,... a escola, o dever de não só respeitar os saberes com que os educandos, sobretudo os das classes populares chegam a elas - saberes socialmente construídos na prática comunitária.? É com este pensamento que conduzo a minha prática pedagógica, fazendo com que os alunos sejam capazes de transformar o contexto no qual estão inseridos..

Com certeza como diz Freire, não se faz educação se não existir amor, alegria e esperança..., com convicção de que a mudança e transformação podem acontecer.
Acredito que aprendemos muito com todas estas leituras e atividades, com as trocas de opiniões com colegas e professores e que isto refletirá na prática com os alunos em nosso cotidiano de sala de aula.