alinevleal

30 novembro, 2006

ECS 9 Texto Inicial

Educação Formação e Trabalho
Não há conhecimento de referências separadas sobre educação e ensino de Marx e Engels, porém, existem análises que surgiram em meio às críticas feitas por eles ao capitalismo. Na realidade falaram em educação pois era um tema inevitável se tratando de igualdade de classes.
A temática da educação surge a partir da discussão sobre a divisão do trabalho. As condições materiais do mundo permitem desenvolver de maneira igual uma totalidade de qualidades. Porém, a divisão do trabalho leva o indivíduo a se entregar apenas a uma paixão reprimindo o desenvolvimento de sua s faculdades criadoras..
A atividade em sociedade, com os outros, é um modo de apropriação da vida humana.O desenvolvimento local ou universal , a medida que se ultrapassam os limites porque se deixam aprisionar ,depende da evolução e da participação do indivíduo na sociedade. O capitalismo transforma o ?ter? em necessidade primária da vida do indivíduo, transformando-o em um ser egoísta e mais preocupado com o seu bem-estar que com o bem-estar da sociedade como um todo. O capital começa por fazer prisioneiro o progresso histórico e o coloca a serviço da riqueza.
Os autores ressaltam que é necessário ?ser? ao invés de ?ter? e que para isso é preciso formar indivíduos integralmente: indivíduos transformadores que pensam, agem, interferem na realidade, fazem a diferença e que pensam no coletivo. Essa seria a forma de Educação para uma sociedade melhor, mais justa e igualitária.
Podemos vivenciar claramente a educação capitalista que vivemos. É notável a import ância dada aos estudos e à formação apenas para uma melhor colocação profissional, mesmo que essa colocação não seja efetivamente aquela que traz a realização profissional.
Se observarmos os concursos vestibulares percebemos o quanto o ?status? de algumas profissões tornam competidas as vagas a determinados cursos. Diversas vezes o adolescente nem demonstra interesse em ser médico e acaba optando pela Medicina apenas por acreditar na boa remuneração que terá..
Podemos ainda perceber, quanto ao ter sobrepondo-se ao ser, o abandono das crianças por seus pais. Os adultos trabalham todo o tempo possível com o argumento de poder dar melhores condições a seus filhos. No entanto o que vemos são crianças cada vez mais carentes de afeto, atenção e carinho familiar.
Será que vale a pena passarmos a nossa vida procurando maneiras de ganhar dinheiro para tentar suprir a falta que a nossa presença em casa faz?
Ou ainda, as nossas escolas estão realmente preocupadas em formar cidadãos conscientes de seu papel na sociedade e colaborativos com o coletivo?
Como começar e o que fazer para que a realização profissional ser mais importante que o status em nossa sociedade?
Vale a pena parar para pensar?
as idéias não são novas,
a realidade é que permanece a mesma!
Grupo B do Pólo de São Leopoldo:

Aline Leal
Cláudia Costa
Cristiane Diel
Elizabete Neto
Grasiela Birk
Iris Dias
Sheila de Oliveira
Primeira versão da síntese do texto:Educação, formação e trabalho (p. 27 a 44); MARX & ENGELS. Textos sobre educação e ensino. São Paulo: Moraes, 1983.

1 Comments:

At domingo, dezembro 31, 2006 11:19:00 AM, Blogger Suzana Gutierrez said...

Oi Aline

Trabalhos em grupo proporcionam o diálogo e a confrontamento das idéias, porém podem trazer consigo a dificuldade de conciliar interesses e contextos diversos.
Como tudo, são um aprendizado e tendem a ser mais ricos à medida que vamos aprendendo.

Os comentários desta atividade, eu postei lá no blog colaborativo.
abraço,
Suzana

 

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