alinevleal

03 novembro, 2006

ECS 7

Marx e Engels
Karl Max, nasceu em 5 de maio de1818, em Tréveris na Alemanha, e faleceu em 14 de março de 1883 em Londres, considerado um dos fundadores da Sociologia. Nasceu em uma família de classe média, seus pais de ascendência judaica, converteram-se ao cristianismo em função de restrições impostas à presença de judeus no serviço público.
Em 1835 ingressou na Universidade de Bonn para estudar direito, mas já no ano seguinte transferiu-se para Universidade de Berlim, Hege. Impedido de seguir carreira acadêmica, tornou-se em 1842 redator chefe da Gazeta Renana, sob a direção de Marx a tendência democrática revolucionária do jornal acentou-se cada vez mais e governo começou por submetê-lo a uma censura. Então com o fechamento do jornal em 1843, Marx vai para a França. Entre os artigos mais importantes que Marx publicou, Engels cita a situação dos vinhateiros do vale do Mosela. A sua atividade de jornalista fez com que ele compreendesse que seus conhecimentos de política, economia eram insuficientes e por isso dedicou-se a estudá-los com ardor.
Neste mesmo ano casou-se com Jenny Von Westphalen e teve 5 filhos, 2 morreram na infância.
Na Alemanha já havia sido privado pelo recrudescimento do absolutismo prussiano que tornava suas posições como hegeliano de Esquerda inaceitáveis abandonando o jornalismo na Alemanha vai tentar ganhar a vida na Inglaterra, como um intelectual estrangeiro.
No outono de 1843, Marx foi para Paris para editar no estrangeiro uma revista radical em colaboração com Arnold Ruge, nos artigos de Marx publicados na revista, ele apareceu já como um revolucionário que proclama a crítica implacável de tudo o que existe e em particular a crítica das armas e apela para as massa e proletariado.
Marx e seu amigo íntimo Friedrich Engels, tomaram uma parte muito especial ativa na vida agitada da época aos grupos revolucionários de Paris, especial impotância assumia então a doutrina de Proudhon, que Marx se submeteu a uma crítica impiedosa na sua obra Miséria da Filosofia.
Foi expulso de vários países, as condições de vida de emigração eram penosas, marx e a família viviam literalmente esmagados pela miséria, sem o apoio de Engels ele teria fatalmente sucumbido à miséria.
Marx desenvolveu históricos a sua teoria materialista, dedicando-se sobretudo ao estudo da economia política , juntamente com Engels, elaboraram a reoria e a tática do socialismo proletário e revolucionário ou comunismo. Uma de suas principais obras foi O Capital.
Friedrich Engels, nasceu em 28 de novembro de 1820, Wuppedal Remânia do Norte Vesfália Alemanha e faleceu em 5 de dezembro de 1895. Filósofo alemão, tinha interesses por filosofia política, economia, e política, escreveu livros de profunda análise social entre 1847 1848, junto com Marx escreveu a obra mais conhecida é o Manifesto Comunista, também ajudou a publicar depois da morte de Marx os 2 últimos volumes de O Capital principal obra de seu amigo. Estudou em Eberfed, onde fez o ginásio e os estudos secundários. Filho de um rico industrial de Barmen, é o principal colaborador de Karl Marx na elaboração das teorias do materialismo histórico.
Engels foi um filósofo como poucos , soube analisar a sociedade de forma muito eficiente , influenciando diversos autores marxistas.
Na juventude fica impressionado com a miséria em que vivem os trabalhadores da fábrica de seu pai. Assume por alguns anos a direção de uma das fábricas de seu pai em Manchester, e suas observações nesse período formam a base de uma se suas obras principais: A situação das classes trabalhadoras na Inglaterra. Escreve sozinho algumas das obras mais importantes para o desenvolvimento do Marxismo Ludwig Feuerbach e o Fim da Filosofia Alemã, do Socialismo Utópico ao científico e A Origem da família da propriedade e do Estado.
Engels levantou a bandeira do comunismo, contra o capitalismo, que considerava ser principal responsável pela desorientação humana ele buscava a igualdade para todos.
A partir da leitura penso que é muito importante que nos como educadores possamos acrescentar em nossos alunos o papel de busca constante para novos ideais de mudanças de uma sociedade mais justa para todos os indivíduos.