alinevleal

04 novembro, 2006

ECS 6

  • PARTICIPAÇÃO NO FÓRUM

Minha participação no fórum foi um pouquinho atrasada, mas tudo bem. Coloquei minhas opiniões e li várias. Acho importante este espaço de trocas de experiências e aprendizagem, pois podemos debater nossas idéias. Pude observar através das discussões que as leituras realizadas parecem ter sido escritas hoje, pois falam de situações vividas em nossos cotidianos. No fórum Durkheim- Weber- Marx muitas questões foram levantadas, assim destaco as seguintes:

  • 1-a influência dos adultos na formação das crianças;
  • 2-o papel de dominante e dominador;
  • 3-as hierarquias a que estamos submetidos;
  • 4-os três tipos puros de dominação;
  • 5-o interesse dos educadores em melhorar transformar realidades;
  • 6-as dificuldades em diferentes realidades;
  • 7-a falta de apoio ao trabalho do professor;
  • 8-a cultura passada de pai para filho, a qual muitas vezes não estimula a educação e os estudos;
  • 9-a escola como única fonte de conhecimento e saber;
  • 10-os diferentes papéis que a escola assumiu no decorrer dos anos;
  • 11-a maneira como está sendo praticada a democracia nas escolas;
  • 12-a desigualdade social entre outras.

  • SER/ ESTAR X PAPÉIS

Percebo que nas escolas, como em qualquer outro local, aprecem as situações de dominantes e dominados, a qual é uma constante, ora somos dominantes ora somos dominados como exemplo podemos observar as relações alunos/professores e professores/ direção. Fica evidente o papel exercido pela direção da escola, o de dominação legal, onde esta exerce seu poder mediante um conjunto de regras burocráticas, também fica evidente a dominação carismática a com certeza foi necessária para eleger esta direção, como também as vice-direções são escolhidas pela direção, a dominação carismática retorna, e então neste contexto temos a dominação legal e a carismática, sobre o grupo ( dominados ) professores.

  • PODER/HIERARQUIA

O poder geralmente transforma as pessoas mudando a sua maneira de agir e de pensar. Na escola obedecemos a direção que tem que cumprir ordens da Secretária de Educação, os professores obedecem a direção e os alunos obedecem os professores e assim se completa um ciclo. A relação de quem manda e de quem obedece deveria seguir aos interesses de todos e não apenas de quem está no poder, porém infelizmente não é isso acontece em nossas realidades. Sabemos que os interesses de quem domina é o geralmente vigora soberanamente. Com tudo vejo que é necessário que haja uma necessidade dessa hierarquia desde que o mundo é mundo, para que as coisas funcionem dentro de um padrão mínimo esperado, mesmo que muitas vezes não concordemos com o que estipulado temos que aceitar para conviver em harmonia e isso fica evidente dentro do ambiente escolar, onde a diversidade de idéias e conceitos é enorme.

  • VISITA AOS BOLGS

Visitei e postei comentários nos blogs das seguintes colegas:

  • 1-Chaiane-Alvorada
  • 2-Sueli-Sapiranda
  • 3-Carmem Mengue-Três Cachoeiras
  • 4-Roselaine Zanette- Gravataí

Gostei muito de fazer as visitas aos blogs, notei o grande empenho de todas para a realização dos trabalhos que estão muito bem elaborados.

2 Comments:

At domingo, novembro 12, 2006 1:03:00 AM, Blogger Stela said...

Aline, sou do pead Três Cachoeiras. Estou visitando blogs e cheguei aqui.
Gostei como colocas as relações de poder e hierarquia dentro do nosso ambiente escolar: direção domina professores que dominam alunos.
É fato concreto que o poder transforma as pessoas, mudando suas maneiras de ser, pensar e agir. Que pena que essas mudanças ocorram sempre de forma negativa!. É muito raro, confesso que eu nunca vi, o poder ter transformado alguém em pessoa melhor. Abraço carinhoso. Stela

 
At sexta-feira, novembro 24, 2006 10:39:00 PM, Blogger Joseide Vacari said...

Aline, sou do pead Três Cachoeiras.
Visitei o teu blog, gostei muito das tuas colocações sobre o poder e hierarquia, ser/estar no ambiente escolar. Sabemos que as dominações fazem parte de nosso cotidiano. Abraços, Joseide.

 

Postar um comentário

<< Home