alinevleal

07 outubro, 2006

atividade_3

1. Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
Mill, defende a idéia de que a educação se dá de forma automática, influenciada por coisas e instituições com fim próprio e também por fatos físicos independentes da vontade do indivíduo. Já Durkheim pensa que a educação ocorre das mais diversas maneiras e pela ação das pessoas de uma mesma geração, umas sobre as outras; o que é diferente da ação de uma geração sobre a outra.
2. Quais as duas ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem.
Para Durkheim as duas definições são:
Kant: o fim da educação é desenvolver em cada indivíduo, toda perfeição de que ele seja capaz.
James Mill: fazer do indivíduo um instrumento de felecidade para si mesmo e para os seus semelhantes.
O ponto fraco que incorrem as definições apontadas é a idéia de que há uma educação ideal, perfeita, apropriada para todos os homens. A educação é variável dependendo do meio e do tempo que a compreende.
3. O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?
É preciso considerar os sistemas educativos que ora existem, ou tenham existido, tomá-los, e aprender deles os caracteres comuns, considerando a influência da geração, neste sentido.
4. De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual, quanto físico e moral?
De acordo com o que se diferencia em sua complexidade, cada sociedade faz do homem certo ideal, tanto para o ponto de vista intelectual, do físico e moral; tendo como objetivo principal fixar idéias na consciência do educando.
5. Segundo o autor, que função o "ideal" a ser realizado têm que suscitar na criança?
Esse "ideal" tem por função, despertar um certo número de estados físicos e mentais, que a sociedade, o grupo social particular, considera indispensável a seus membros e a todos que o formam.
6. A partir da definição " A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objetivo suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine" o que conclui Durkheim? Explique.
Durkheim conclui que a criança é moldade pelas gerações anteriores, para estarem de acordo com as exigências impostas pela sociedade onde estão inseridas.
7. Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
Entre a sociedade e o indivíduo há uma relação de dependência, onde um não existe sem o outro, por exemplo podemos dizer a que se reduziria o homem, se retirasse dele tudo quanto a sociedade lhe empresta. Desejando melhorar a sociedade o indivíduo desja melhorar a si próprio.